quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Estamos virando a ficção



Assistindo a essas reportagens sobre o crime organizado em todos os tele - jornais que assisto... O que me espanta é que a gente se espante.... há uma normalidade profunda na vida desses traficantes e suas ligações com a policia. Por que nos espantamos? É tudo tão normal, tão previsível...

É preciso que os poderes parem de considerar o tráfico apenas um caso de polícia... A tese é assim: o traficante é um homem que caiu em pecado, transgrediu a lei e tem de ser punido pelos homens de bem. Isso é apenas a metade da verdade... as velhas verdades não bastam mais... novos conceitos têm de surgir para dar conta dos fatos novos.

O mundo do tráfico, do crime nas periferias, já é um novo país, uma nação desgraçada onde o ÚhN!CO comércio lucrativo é o pó... esse país tem leis próprias, moral própria, associações entre pobres de farda e pobres no crime... a solução só poderá vir pelo reconhecimento desta nova pátria miserável...

Ou pela legalização das drogas, ou então por uma guerra profunda, feita de armas, fronteiras vigiadas e mais importante: o saneamento da miséria. Porque a verdade é que esse novo país está virando a realidade... e nós estamos virando a ficção.

Um comentário:

joaninha disse...

Meu caro, ficção é o que já somos... Procuro e não encontro uma única realidade... a não ser eu, a escrever neste momento... mas que posso não ser no momento seguinte... Um abraço enorme!