terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Copa do mundo é nossa!


Não sou daqueles q amaldiçoam a escolha do Brasil p/ sede da Copa d 2014 (Copa d 14, p/ os íntimos)... sendo o maior evento esportivo do planeta, do sistema solar e - por que não? - da galáxia... a Copa terá como efeito inevitável a aceleração d um igualmente inevitável processo d desenvolvimento sócio-econômico brasileiro deste país... E, pelo q sei, o $ q vai à Copa, em tese, não é o $ q vai (ou fica pelo caminho) p/ os gastos públicos essenciais...

D outro lado, o oba-oba inconseqüente e o ufanismo: “Faremos a melhor Copa do Mundo do mundo!” (com o perdão da redundância) “É só reestruturar os aeroportos, os portos, as estradas, o transporte público, a rede hoteleira, educar o povo, conter a miséria e a violência!” Algo q se tenta no Brasil (ou não) desde 22 d abril d 1500...  

A indagação relevante é: como evitar q a Copa d 14 vire um trem da alegria p/ paspalhões ou pq não fanfarrões d uma ova?! Como diria Onofredo Rosemiro, “Precisamos conseguirmos começarmos a procurarmos tentarmos monitorarmos” a lisura do processo em termos esportivos e organizacionais p/ evitar aberrações como as do Pan 2007 (Rio pra não chorar). E a escolha das sedes deveria ser feita com critérios claros, d forma transparente, desencorajando os panacas d uma figa q se dobram às vontades da CBD... do fofo Ricaço Peixeira, a troco d bananas.

Em outras palavras: q venha a Copa! Mas não me venham com essa conversinha-fiada d q “Uma CPI sobre a MSI poderia...você sabe...gerar algum tipo d desconforto junto à FOFA...afinal...ãããhn...o Joseff Blatter é suíço eee...todo suíço tem uma certa vocação pra bambi, concorda?!”

Excrusive pq... se quiserem tripudiar o Co-congresso (para-lamento da nação) vão ter q entrar na fila, atrás do Lula Lelé... ilustre ocupante do Palhaço do Pranalto, com seus tentáculos multiplicadores do bom e velho toma-lá-dá-cá. 

D resto, sem qq tipo d bairrismo ou personalismo, vejo 3 cidades aptas a sediar os principais jogos do mundial q quem viver verá: São Paulo, Rio d Janeiro e, é claro, Piracicaba...hihihi!!!

Um comentário:

Renata Santos disse...

Eu sou completamente contra a Copa do Mundo de 14. Já foi 'escolhido' o lugar, não posso mais me lamentar.
Mas eu acho um absurdo construírem reconstruírem estádios monumentais no RJ, quando nos hospitais públicos os pseudo-médicos imobilizam braços com "talas" feitas de caixas de papelão.
Acho ridículo um país se dispôr a receber milhões de turistas que gastarão outros milhões de reais e vem 5 dúzias de traficantes e assaltantes e assassinos para assaltá-los, seqüestrá-los e matá-los. É inadmissível querer enfiar milhões de turistas numa cidade que não comporta a sua própria população na rede de transporte pública.
Espero estar bem longe daqui em 2014!!! hahahahahaha

Beijos